Sobre

Quando a rotina da vida adulta toma nosso tempo e os assuntos corriqueiros não permitem que demos asas à nossa imaginação, é comum deixarmos nossos hobbies de lado. Há muito tempo os idealizadores do projeto haviam parado de escrever, mas havia neles uma necessidade mútua de voltar a se expressar. A desculpa era sempre a mesma: não temos tempo. Pensando nisso, criamos o Rascunho no Papel, um desafio de escrita literária que visa incentivar escritores e aspirantes a voltar (ou começar) a escrever.

Para que serve?

O desafio Rascunho no Papel serve para exercitar e incentivar sua escrita, seja você aspirante, escritor profissional ou esteja aqui só por hobbie mesmo. Além de sugerir o tema para que os participantes não tenham bloqueios de criatividade, incentivamos também que todos leiam e comentem os contos escritos pelos participantes para que todos possam evoluir sua escrita.

Como funciona?

Cada ciclo de desafio, aqui chamado de Livro, possui 12 temas. Toda sexta-feira, um desses temas é sorteado e todos os participantes são desafiados a escrever um conto sobre o tema proposto. Os participantes devem postar um conto até as 23h59 do domingo, da semana seguinte. Apesar do tema ser pré-definido, o participante tem a liberdade de escolher o gênero (ver exceções abaixo) que seu conto terá. Recomendamos a utilização de no mínimo 500 e no máximo 3.500 palavras. Esta recomendação se torna obrigatória apenas para quem quiser participar do sorteio.

O desafio extra é opcional. Quem optar por participar dele, deverá inserir seu conto na categoria “#desafioextra” além do capítulo ao qual pertence. Caso a organização julgue que o desafio extra foi cumprido, o participante receberá um cupom adicional para o sorteio.

É pago?

Não. A participação no Rascunho no Papel é totalmente gratuita e o site é mantido pela organização, não havendo qualquer custo para os participantes.

O que eu ganho com isso?

Além da experiência, evolução da escrita e a possibilidade de conhecer novos amigos, ao final de cada Livro (ciclo de desafio) faremos um sorteio de acordo com a disponibilidade de premiação. Para participar do sorteio é necessário ser residente no Brasil ou possuir um endereço de entrega no mesmo. Cada conto publicado pode gerar cupons para o sorteio! Clique aqui e saiba como gerar cupons para o sorteio.

Como faço para participar?

Para participar, basta preencher o formulário na aba de Contato com seu nome completo, e-mail e um pequeno conto ou parágrafo de sua autoria. Estes dados serão utilizados para gerar seu acesso no site.

Porque tenho que pedir para participar?

Nosso servidor não suporta a inscrição aberta publicamente. Com uma inscrição fechada, evitamos o cadastro de bots indesejáveis e conseguimos filtrar também os participantes realmente interessados. Desta forma, evitamos que alguém que vá desistir facilmente do Desafio “roube” o lugar de outra pessoa com potencial de completa-lo.

Posso ser expulso?

Sim. É passível de expulsão conteúdos, comentários, links ou quaisquer citações sobre os seguintes itens:
– Conteúdo e linguagem erótica inadequados para menores de idade;
– Cunho racista, homofóbico ou xenófobo;
– Que ofenda, humilhe ou exponha qualquer participante ou não-participante;
– Que traga desavenças particulares para os assuntos do desafio;
– Que faça qualquer divulgação não autorizada pelos administradores;
– Que faça propaganda política;
– Romantização, apreciação e/ou divulgação de temas como pedofilia, estupro, abuso, incesto, machismo, racismo, agressão, depressão e outras doenças psicológicas.

Como publicar meu conto?

Uma vez aprovado, o participante poderá acessar o painel através da área de login localizada no menu superior. A plataforma utilizada é bem intuitiva, como todas as plataformas de blog conhecidas. As configurações básicas que pedimos ao publicas o conto é definir um Título (que não teja o tema do desafio), selecionar a categoria do desafio atual e uma imagem de destaque. Estes últimos dois itens estão localizados no menu ao lado direito do painel, quando você for postar.
A categoria é sempre de acordo com o ciclo de desafio, chamado de Livro,e o Capítulo (tema) que foi sorteado, resultando no código de referência. Por exemplo, se o conto é do primeiro ciclo de desafio, e o tema sorteado foi o capítulo 2, devo categorizar meu conto em L01C02. A definição do código da categoria será sempre divulgado a cada semana.
A imagem de destaque é a imagem que aparecerá no site ao lado do seu conto, então capriche! Se você esquecer de colocar, ela acaba desconfigurando o site e não chama tanta atenção para seu conto. Quando for escolher uma foto, não se esqueça de verificar os direitos autorais. Para isso, procure bancos de imagens gratuitos ou imagens com licenças de uso livre.

Ainda resta alguma dúvida?

Entre em contato conosco. Responderemos assim que possível!